3 de fevereiro de 2013

Por que ver os clássicos



Creio que faz uns 3 meses que eu e Jeff fizemos a meta para assistir dois clássicos por mês. Tal meta consiste em, claro, assistir dois filmes que, baseado em nossos próprios critérios, são considerados clássicos. Decidi fazer esse post primeiro para esclarecer as ‘regras’.




1. Porquê
Todo mundo tem aquela consciência pesada por não ter assistido tal filme, no meu caso, são os clássicos. Toda hora que eu assistia uma aula de IEL II e IEC II saia depressiva porque não assistira nenhum dos filmes que as professoras mencionavam. Acredito que isso acontece com quem é amante da sétima arte.
Escolhemos dois filmes porque achamos razoável ter que ver um clássico a cada duas semanas, e não é impossível, mesmo com faculdade e, principalmente, séries.
A preguiça para assistir esses filmes é maior do que o normal, então nós criamos esta meta para animar um pouco, apesar que não ajudou muito o Jeff já que ele falhou uns dois meses. Bom, isso me leva para o próximo item.

2. Punição
Nós chegamos ao veredito que, se a pessoa não cumprir os dois filmes, deverá assistir um filme que a outra gosta. Jeff já teve que assistir O Senhor dos Anéis por causa disso, como se fosse uma punição assistir esta obra-prima do cinema.

3. Critérios
Nossos critérios não são iguais, já que ele considera os filmes dos anos 80s, mas acho que fora isso, é praticamente o mesmo. Minha concepção de clássico é:
3.1. Ganhador de prêmios
Os principais clássicos são aqueles que ganharam Oscar Ouro de melhor filme/filme estrangeiro/animação e/ou Globo de musical/comédia/drama. Dependendo do filme, também considero apenas a indicação para essas categorias.
3.2. Diretores renomados
Embora não tenha ganhado nenhum prêmio importante, considero os filmes de Stanley Kubrick, Alfred Hitckcock, Charles Chaplin, Roman Polanski, entre outros.
3.3. Filmes famosos
Existe sempre aquele filme injustiçado que é famoso por um personagem e/ou fala, mas não recebeu nada academicamente; também tem aqueles que são considerados o melhor filme de determinado ator/atriz ou simplesmente filmes antigos que são lembrados até hoje. Exemplo dessa categoria: The Wonders, O Bebê de Rosemary.

P.S. A coleção de filmes é do meu irmão, mas roubei os copyrights.


That’s all xx

2 comentários: