16 de janeiro de 2013

Expectativas para o Oscar 2013

Para aqueles que lerão este post e pensarão que tô fingindo ser crítica de cinema, parem agora. Há uns anos venho acompanhando o Oscar com meu irmão (na época que passava na Globo) mas nunca analisei as escolhas da Academia. Além disso, sou totalmente improfissional e escolho meu favorito a categoria pelo meu gosto pessoal. E daí?
Ok, chega de dar explicações, todo ano faço um bolão (nunca ganhei, por quê será?), mas esse ano tinha decidido nem comentar minhas expectativas, mas Jeff disse para eu escrever aqui no blog, here I am.
Só avisando que o post ficou extremamente grande, então paciência! Vou por umas fotinhos pra não ficar tão cansativo! xD


Filme
"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"

"A hora mais escura"

"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"
Desde 2010 o Oscar decidiu ser mais ‘comercial’ e colocar 10 concorrentes pra melhor filme: na primeira vez que isso aconteceu, Up concorreu desnecessariamente já que ele tem sua própria categoria. Este ano não é diferente, já que Amor tem sua própria categoria como melhor filme estrangeiro.

Não só isso, ultimamente, o Oscar tem surpreendido em não premiar os so-called favoritos e Lincoln é o desse ano, com 12 indicações, então acredito que As Aventuras de Pi vá ganhar. (no twitter tinha digo que Lincoln ia ganhar, é) Esse filme parece ser tanta viagem que é bem capaz, já que Crash ganhou. A diretora Kathryn Bigelow tentou fazer a mesma coisa que Guerra ao Terror com A Hora mais Escura, mas ela não foi indicada à direção, aliás, bem feito! Odiei Guerra ao Terror, isso porque gosto de filme com temáticas de guerra, e não acredito que isso ganhou de A Educação e de Avatar, embora nem goste.
Adoraria que Os Miseráveis ganhasse, mas acho difícil, já que ninguém mais dá créditos pros musicais como antigamente e o último que ganhou foi Chicago uns 10 anos atrás. Também duvido que O lado bom da vida ganhe por se tratar de uma comédia e nem me recordo da última vez que um filme desse gênero levou a estatueta. Tô torcendo pra Django Livre não ganhar porque não suportaria assistir mais um filme do Tarantino. Sei lá o que achar de Argo e Indomável Sonhadora então vou pra próxima categoria.

Diretor
Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")

Ang Lee ("As aventuras de Pi")

Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)
Sou muito fã de Steven Spielberg e acredito que ele e Ang Lee sejam os ‘favoritos’ dessa categoria, mas não sei se a Academia vai premiar um dos dois estrangeiros pensando que talvez esta seja a única oportunidade deles (não pensaram nisso na época de Fernando Meireles). Se fosse pra escolher um, seria Spielberg com certeza.


Ator
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")

Hugh Jackman ("Os Miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")

QUERO QUE HUGH JACKSON SEU TÃO MERECIDO OSCAR!!!!!! *FAN GIRLING* 


/ok, parei
Eu espero do fundo do meu coração que a academia premie Hugh, mas tão falando tão bem da atuação de Daniel Day-Lewis que acho que ele leva, assim como no Globo de Ouro.

Atriz
Naomi Watts ("O Impossível")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")

Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")

Primeiramente, acho lindo a Jennifer sendo indicada pela segunda vez no Oscar. Ela deve ser a primeira atriz famosa por alguma franquia ‘modinha’ a ser levada a sério pela Academia. Entretanto, ela não vai ganhar, isso é claro. Nem ela, nem a menininha de Indomável Sonhadora. A indicação dela me lembra da época da menina de uns 13 anos que concorreu pelo filme Encantadora de Baleias ou algo de baleias. Sei lá, nunca mais a vi. Não tô desmerecendo as duas, não, mas acho difícil ganharem, é aquela história de ‘é bom, mas não é digno de Oscar’. Naomi Watts tá sensacional em O Impossível e não me lembro dela ter ganhado alguma vez; mesmo assim, acho que Emmanuelle Riva leva o prêmio.
drama

Ator coadjuvante
Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")

Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin ("Argo")
SEI.LÁ. Com exceção do Alan Arkin que não conheço, os outros são ótimos no que fazem. Se não me engano Christoph Waltz ganhou o Globo de Ouro, mas por questão de simpatia falei que faço isso, acho que Tommy Lee Jones ganha.


Atriz coadjuvante
Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os Miseráveis")

Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Helen Hunt ("The sessions")
Amy Adams ("O mestre")
A mesma coisa que disse pro Hugh, digo pra Anne. Sério, a apresentação dos dois no Oscar em 2009 foi a melhor de todos e amo os dois, AMO! Adoro Amy Adams também e acho que ela cresceu muito desde Encantada. Mas Anne deixou de ser Mia, princesa de Genovia, para ser esse sucesso todo (quem viu seu discurso no Globo de Ouro, sabe)


Filme estrangeiro
"Amor" (Áustria)
"No" (Chile)

"War witch" (Canadá)
"O amante da rainha" (Dinamarca)
"Kon-tiki" (Noruega)
Quase sem nenhuma dúvida, Amor.


Roteiro original
Michael Haneke ("Amor")
Quentin Tarantino ("Django livre")
John Gatins ("Voo")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise kingdom")
Mark Boal ("A hora mais escura")


Roteiro adaptado
Chris Terrio ("Argo")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")

David Magee ("As aventuras de Pi")
Tony Kushner ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida")
Como ter preferido se não conheço nada? Tarantino ganhou nessa categoria no Globo de Ouro e acredito que ele ganhe aqui também porque, mesmo não gostando dos filmes dele, tenho que admitir que o homem tem criatividade! Em roteiro adaptado, voto em Argo ou Lincoln. Depende de como a premiação fluir, se a noite for para Lincoln brilhar, este será mais um prêmio facilmente.


Animação
"Valente"
"Frankenweenie"

"ParaNorman"

"Piratas pirados!"
"Detona Ralph"

DIGO E REPITO: MINHA ÚNICA CERTEZA DA NOITE! Jogarei a mesa para cima se provarem o contrário. VALENTE ALL THE WAY (Y)

Mas sinceramente, Detona Ralph é tão mais legal :x Ok, vou me explicar. Já escrevi aqui que a Pixar quase domina essa categoria, só teve uns anos de vacas magras que isso não aconteceu, apesar que não culpo, visto que Carros é o pior filme da Pixar na minha opinião (aparentemente, pra Academia também). Enfim, Valente é lindo e com certeza não se encaixa na categoria Carros, mas não é meu favorito como todos os outros e Detona Ralph é tão, tão infância/nerd/fofo


Fotografia
"Anna Karenina"
"Django livre"

"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"


Edição
"Argo"

"As Aventuras de Pi"
"Lincoln"
"A hora mais escura"
"O lado bom da vida"
A verdade é que nem sei como se julga essas categorias. Anna Karenina tem um cenário bonito, mas As Aventuras de Pi tem as loucuras lá computadorizadas. Não sei, não sei.  



Trilha sonora original
Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Alexandre Desplat ("Argo")

Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
John Williams ("Lincoln")
Thomas Newman ("007 – Operação Skyfall")

Voto em John Willians a.k.a Harry Potter ou Thomas Newman a.k.a Wall-e.

Canção original
"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)

"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
"Suddenly", de "Os Miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

Ai, preciso falar? Adele

Efeitos visuais
"O Hobbit: Uma jornada inesperada"
"As Aventuras de Pi"

"Os Vingadores"
"Prometheus"
"Branca de Neve e o Caçador"

Já disse no post do Hobbit que é uma injustiça o filme ter concorrido só a três categorias, então o mínimo que espero é que ganhe os três! MÍNIMO, OUVIU, ACADEMIA?

Edição de som
"Argo"
"Django livre"
"As Aventuras de Pi"
"A hora mais escura"
"007 – Operação Skyfall"

Mixagem de som
"Argo"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

Da série: não sei como julgar isso. Contudo, faz muito sentido pra mim Os Miseráveis ganhar um prêmio envolvendo som já que é um musical. :x

Curta-metragem de animação
"Adam and dog"
"Fresh guacamole"
"Head over heels"
"Maggie Simpson in 'The Longest Daycare'"
"Paperman"

Adorei o primeiro curta dos Simpsons, mas Paperman me pegou de surpresa na sessão de Detona Ralph e é divinamente lindo! Aposto que vai ganhar!
Os traços do desenho é tão característico da Disney que a protagonista me lembrou a menininha do Max, de Pateta e Max - O Filme. Essa aqui, oh:

Acho que foi o cabelo que me fez lembrar (:

Figurino
"Anna Karenina"

"Os Miseráveis"
"Lincoln"
"Espelho, espelho meu"
"Branca de Neve e o Caçador"

É uma verdade universalmente conhecida que um filme que se passa antigamente deva ganhar o Oscar de melhor figurino. Ok, chega de parafraser Jane.
Tá certo que todos os concorrentes se aplicam nessa frase, mas já vi casos bizarros nessa categoria, então ainda tá valendo. Ignorarei os dois últimos dessa lista por puro preconceito de reinvenção de clássicos animados (e Jeff me mata agora) e mesmo só com três reais filmes na lista, não consigo me decidir entre Anna Karenina e Os Miseráveis. Ambos os filmes ganharam meu coração nas filmagens.

Design de produção
"Anna Karenina"
"O Hobbit: Uma jornada inesperada"

"Os Miseráveis"
"As Aventuras de Pi"
"Lincoln"


Maquiagem e cabelo
"Hitchcock"
"Os Miseráveis"

"O Hobbit: Uma jornada inesperada"

Como disse, O Hobbit merece ganhar todas as categorias que esta concorrendo, principalmente essa de maquiagem porque ninguém pode desmerecer o trabalho que dá em ser um hobbit. 
Gollum being adorable -not
Ufa, sem foto bônus dessa vez porque ficou enorme!
That's a huuuge all! xx

2 comentários:

  1. Gostei de saber que eu quase mando no seu blog haha

    Ainda acho um absurdo vc reclamar das releituras dos contos de fadas, quando a própria versão da Disney é uma releitura. Mas já discutimos muito sobre isso.

    Quero muito ver alguns filmes indicados, de outros pretendo passar longe

    Torço muito pra Anne, pra Jennifer e pro Hugh mesmo sem ter visto os filmes e achando que a Anne é a única com chances reais, desses aí.

    E eu nem gosto tanto de Skyfall, mas quero muito ve a Adele cantando na cerimônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que a Disney caga nas releituras também (vide Pocahontas) mas aí eles cagam mais ainda nessas re-re-re-leituras. Mas é, já discutimos muito sobre isso =P

      Eu acho que a Anne só tem mais chances de ganhar pelas 'concorrentes' dela, mas a academia gosta do Hugh, veremos!

      Também não sou muito fã de Skyfall,mas já que a música linda do Hobbit não tá concorrendo, que seja alguém que eu conheço/gosto que ganhe!

      Excluir